terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Música, "cores" e entretenimento:O DESIGN E O DALTONISMO: QUAL A RELAÇÃO?

O DESIGN E O DALTONISMO: QUAL A RELAÇÃO?
Ei, Dreamers, tudo bom com vocês? Comigo tá tudo bem! Então tá bem! Rs, dando continuidade ao post do dia 17 de janeiro , hoje vou escrever sobre os designs criados para daltônicos, ainda não falarei dos daltônicos que são designers, haha.
 A visão é considerada a principal fonte de recebimento de mensagens, totalizando 80% das informações que captamos diariamente. 40% dessas informações visuais são transmitidas através da cor. Estes dados comprovam o grande impacto que a cor exerce na comunicação e na vida das pessoas. As cores são elementos experienciais e estimulantes, que chamam a atenção e diminuem o tempo de reação das mensagens. É uma linguagem individual que pode ser transmitida, ensinada e interpretada de acordo com a bagagem cultural de cada um.
Conforme o post anterior  o papel do design é explorar este elemento, transmitindo sensações como a de impressionar, de expressar e construir. A cor é um elemento importante na comunicação de ideias, provoca emoção e constrói linguagem própria. Marcas no mundo inteiro utilizam cor, embalagens de diversos tipos de produtos utilizam cor, flyers utilizam cor, cartões utilizam cor, sites utilizam cor. Do vermelho Coca-Cola ao azul Tiffany’s. Do amarelo vibrante do MC Donald’s ao imponente laranja da Orange. O azul Facebook. O verde Heineken. A cor está por todos os lugares.
As cores das marcas

A identificação das cores é ESSENCIAL para a realização de atividades diárias e até mesmo para exercer a profissão. Desde crianças necessitamos das cores para a aprendizagem e também para a diversão.
Exemplos da Influência da Cor na Infância



Sem poder perceber as cores, as pessoas podem se perder em espaços e ter dificuldades para comprar uma roupa e até mesmo assistir um jogo de futebol (dependendo das cores do uniforme do seu time!). Já imaginou?  Existem pessoas que não podem dirigir, outras não podem mexer com fiação e outras tampouco podem pilotar aviões por não conseguirem distinguir certas cores. Agora me diga: Você tomaria uma Coca-Cola verde? Comeria num Mac Donald’s azul? Duvido, mas como eu não sei explicar qual cor eu vejo e qual eu nunca vi, porque eu nunca à vi, fica fácil comer um Mc Donald’s azul e uma Coca-Cola verde, hehe.
Você já imaginou não poder ver um arco-íris? Ou não conseguir identificar as cores do semáforo? E ver que as pessoas lhe olham estranhamente devido à sua péssima combinação de roupas? Pois é! Essa dificuldade que impede as pessoas de visualizarem as cores, é uma deficiência hereditária, mas pode ser adquirida ao longo dos anos através da ingestão de remédios específicos ou acidentes.
Equivoca-se quem pensa que o Daltonismo é apenas a visualização alterada do vermelho e do verde. Esta deficiência pode prejudicar não apenas estas cores, como todas as outras 30.000 cores que pessoas normais visualizam, inclusive nos deixar cego, percebendo apenas preto e branco. Existe a protanopia que dificulta a visualização do vermelho, a deuteranopia que prejudica a percepção do verde e a tritanopia, que pode alterar a visualização do azul. Agora uma curiosidade: Você sabia que os daltônicos do tipo protano veem o Papai Noel marrom ao invés de vermelho?
As próximas imagens foram tiradas com intuito de ilustrar os três principais tipos de daltonismo. Elas foram capturadas com o software gratuito para Smartphone chamado CVSimulation. A legenda que se encontra no canto superior de cada figura significa: C – Visão Comum, P – Protanopia, D – Deuteranopia e T – Tritanopia.
As diferentes visualizações daltônicas



No âmbito do Design, cada vez mais surgem novos projetos para o uso do indivíduo portador de necessidades especiais, como por exemplo, sinalização em braile em hospitais, rampas acessíveis para cadeirantes em lojas e bares e avisos sonoros dentro dos ônibus para os cegos. No entanto, poucas são as iniciativas que buscam a qualidade de vida do usuário daltônico.
Algumas pesquisas foram encontradas e compartilho elas com vocês. Cíntia Brewer criou o Colorbrewer, um sistema de criação de mapas digitais para daltônicos. Este projeto pode ser utilizado também para adaptar em páginas de web, onde os usuários daltônicos podem modificar as cores escolhendo a mais confortável para sua visualização. Outro exemplo é o do português Miguel Neiva que criou códigos monocromáticos com base na teoria da composição de cores. Estes códigos passaram a ser adaptados em diversos meios em Portugal, dentre eles, vestuário, metrôs e lápis de cor.

Código de cores para daltônicos






Então Dreamers, espero que tenham gostado do conteúdo, uma boa parte foi de um blog que não existe mais, da Designer Maia Amanda, e o restante acrescentado por mim, e LEMBREM, interagir nunca é demais, deixe sua opinião nos comentários, Abraços! Fui! (mas volto pra ler). Beijos e Abraços, Brunão!

  ---------------------------------------------------------------//-------------------------------------------------------------------------------

Brunão BlackMore

Redes Sociais do blog:

Twitter: @CarolLuca28
Snapchat: carolluca
Facebook- página que administro : Amo Series
Facebook-Página do blog: Sonhos de Algodão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é reservado para você leitor, deixar sua opinião , suas ideias . :D