sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Coluna: Espaço Animê

ESPAÇO ANIME – Postagem 001 – 13/01/2017

Boa tarde galera.
Esta é a postagem inaugural de uma nova coluna "quinzenal" que estrearemos aqui no blog, A coluna será dedicada ao universo dos animes, porém os temas serão abordados de maneira mais simples e compreensível para que possamos agradar tanto os otakus quanto pessoas que não tem muito contato com animes ou mangás.
Tá bom, mas você que não acompanha muito o universo dos animes talvez esteja se perguntando: “O que diabos é um otaku?”. Talvez esteja até se perguntando: “O que é um anime?”, “Sério que vão fazer postagens sobre desenhos animados pra crianças?”. 
Então, essa primeira postagem foi especialmente feita para introduzir novas pessoas ao viciante mundo dos animes explicando de maneira simples e direta alguns termos muito utilizados e as vezes não compreendidos.
Primeiramente, começarei com termos mais gerais:
Mangá: Talvez você já tenha visto ou ouvido falar em gibis, HQ’s e mangá nada mais é do que a palavra usada para designar as revistas em quadrinhos feitas no estilo japonês. No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos.
Anime: No Brasil muitas pessoas já viram animes, mas acaba conhecendo eles como “desenhos animados”. No Japão a palavra anime a qualquer tipo de animação.
Light Novel: São Livros de Romances publicados, com algumas páginas ilustradas e com histórias originais diversas. Vários animes de sucesso foram inspirados ou baseados em light novels.
Visual Novel: São jogos de texto, acompanhado de cenas, costumam ser romances. Jogos de relacionamento. Muitos animes são feitos as vezes inspirados nesses jogos, e as vezes para divulgar esses jogos.
Otaku: é um termo usado no Japão para designar um fã por um determinado assunto. No Brasil, utilizamos essa palavra para rotular fãs de animes e mangás em geral.
Otome: No Japão a palavra otome significa garota, pura, princesa, porém no Brasil ela é geralmente usada como termo feminino de “otaku”.
Cosplay: É quando um otaku se caracteriza com roupas e acessórios iguais aos dos personagens.
Agora vamos falar um pouco sobre os animes e seus gêneros:
Arco: É uma saga de anime. Um exemplo muito fácil de entender, seria em Dragonball Z, onde houver várias sagas bem definidas, como a “Saga dos Sayajins”, “Saga de Freeza”, “Saga de Garlic Jr.”, “Saga dos Androides”, “Saga de Cell”, “Saga do torneio do outro mundo” e finalmente o ultimo arco do anime: a “Saga de Boo”.
Temporada: Assim como no universo das séries, a temporada de um anime é o conjunto de episódios de um anime, que pode conter um ou mais arcos da história, mas que são apresentados em um período definido de tempo. Geralmente, as temporadas duram 12 ou 24 semanas (3 ou 6 meses), mas isso pode variar.
Filler: é usado para denominar episódios (até mesmo arcos inteiros) inexistentes na série original do mangá, novel ou jogo. Geralmente são produzidos para impedir que a série de TV alcance as publicações atuais da série.
OVA: é um formato de animação que consiste de um ou mais episódios de anime lançados diretamente ao mercado de vídeo (DVD e Blu-ray), sem prévia exibição na televisão. OVAs servem como complementos ou paralelos na história original, normalmente tem duração igual ou um pouco maior que a duração padrão de um episódio de anime (25 minutos).
OAD: É um episódio extra assim como OVA. Porém costuma vir juntamente com uma edição especial do manga.
Bem galerinha, na próxima semana completarei esse minidicionário, e então sim, estaremos prontos para iniciarmos nossas viagens pelo universo dos animes. Espero que essa postagem possa ter tirado algumas dúvidas, possa ter agregado algum conhecimento, e espero que esse espaço sirva para interagirmos e aprendermos coisas novas todas as semanas.
Dúvidas? Criticas? Elogios? Sugestões? Comente e eu responderei.

Nos vemos daqui duas semanas.


----------------------------------------------//----------------------------------------------------------------

El Psy Congroo

















Redes Sociais do blog:
Twitter: @CarolLuca28
Intagram: carolluca_
Snapchat: carolluca
Facebook- página que administro : Amo Series
Facebook-Página do blog: Sonhos de Algodão

2 comentários:

  1. Adoro animes desde sempre! hehehe Vc já assistiu Sakura Card Captors? Eles retomaram o anime agora com a Sakura com 15 anos! Só li uns 3 mangás ainda, mas tenho que continuar! E vai sair o anime também!! Adoro. Fate stay night que tem no netflix é maravilhosoo!! A 2ª temporada, a primeira não gostei tanto, mas vale muito a pena pela 2ª!! hahaha Vc vai falar sobre eles por aqui??! :D Adorei o novo espaço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ligia. Fico feliz por você ter lido a coluna, e espero que goste das postagens que virão.

      Sobre o Fate Stay Night, é um dos animes mais bem falados que eu infelizmente ainda não tive a oportunidade de assistir. Fate se tornou uma obra relativamente complexa. A fonte de material do anime, é uma Visual Novel, onde existe 3 rotas (mais bem definidas) diferentes o que gerou inspiração pra vários animes da franquia Fate. Estou me programando pra assisti-los na seguinte ordem: 1- Fate Stay Night lançado em 2006 ---> 2 - Fate/Zero lançado em 2011/2012 ---> 3 - Fate Stay Night Unlimited Blade Works lançados em 2014/2015 ---> 4 - Fate Heavens Feel que é um filme que vai lançar esse ano, e por fim, existe um spin off interessante baseado em um mangá chamado Fate/kaleid liner Prisma☆Illya que foi lançado em 2013 e parece ser bastante interessante. Mas acredito que demorarei um pouco até assistir e ter minhas próprias opiniões sobre a franquia Fate.

      Agora Sakura Card Captors é um clássico. Faz muito tempo que assisti e por isso fica até meio difícil comentar. É uma verdadeira obra prima da Madhouse. Sem dúvida um dos melhores animes infantis ja feito. Apesar dele ter toda uma temática voltada pro público infanto/feminino, o desenrolar da história fez com que várias pessoas acompanhassem a obra.
      O mangá eu confesso que nunca li, e o anime eu estou sabendo que vão começar a lançar episódios em janeiro do ano que vem. Com certeza será um dos animes mais esperados. Mais pra frente haverá postagens para comentar com mais calma sobra Sakura haha.

      El Psy Congroo

      Excluir

Este espaço é reservado para você leitor, deixar sua opinião , suas ideias . :D