terça-feira, 29 de março de 2016

Resenha: Memórias póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis

Olá, dreamers.
Tudo bem com vocês?
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Se vocês já acompanham meu blog a um tempinho devem ter percebido a minha participação em alguns desafios literários. Se é novo no blog pode se atualizar lendo os post do dia 13/01/16 ; 15/01/16 ; 18/01/16 e do dia 22/01/16 .
-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Bem, este mês para o Desafio Literário 2016, "Memórias Póstumas de Brás Cubas" foi a escolha para "um livro que virou filme". Este livro não cumpre apenas um desafio, ele é bem versátil, cumpre o  Desafio "Quero Ler mais Nacionais" e Desafio "Quero Ler Mais Clássicos"

-----------------------------------//-----------------------------------------------------------------

Foto produzida por Carol Luca   



Dados básicos (relativos a minha versão do livro):
Título: Memórias Póstumas de Brás Cubas
Autor: Machado de Assis
Ano de Lançamento: 1881
Nº de páginas: 216
Editora: L&PM Pocket

Sinopse (retirada do site da editora L&PM Pocket):

"Como ler Machado de Assis, o genial escritor brasileiro, autor de uma obra tão rica quanto multifacetada? Esta nova edição de Memórias póstumas de Brás Cubas, um dos principais romances do autor, tem o objetivo de auxiliar o leitor a penetrar no mundo e a conhecer a mente de Machado de Assis. Revista e cotejada com a edição crítica do Instituto Nacional do Livro estabelecida pela Comissão Machado de Assis, traz, além de notas abundantes e de fácil com­preensão, um farto material que possibilita um melhor entendimento sobre o autor e sua obra: uma biografia, uma cronologia, um panorama cultural do Rio de Janeiro e mapas da época.O narrador-protagonista do livro é um homem oriundo da elite brasileira do século XIX, que nunca trabalhou e nada criou ao longo da vida. Uma vez morto, ele decide repassar a própria existência. Com sua voz saída da morte, Brás Cubas não poupa nada nem ninguém do seu olhar deliciosamente irônico. Provo­cativo, inteligente ao mais alto grau e hilariante, Memórias pós­tu­mas – romance que colocou a literatura brasileira no patamar das maiores do mundo – também revela, como poucas obras, as mais obscuras engrenagens da sociedade brasileira.
Em Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis constrói na figura de um "defunto-autor" e não um "autor-defunto" – como bem se define o próprio Brás Cubas –, o motivo central de sua crítica à sociedade, pois estando distanciado do mundo dos vivos, o morto Brás Cubas destrói, a partir de suas relações socias, a sociedade do Brasil do século XIX, com seus vícios, seu parasitismo e suas mesquinharias."


Meus comentários:
 *Gosto de Machado de Assis, ano passado( ou será que foi retrasado?) eu li o Alienista e me apaixonei, o próximo dele na minha lista é Dom Casmurro. Sobre este livro é uma história interessante, muito criticada quanto ao número de capítulos, mas se analisarmos bem eu acho isso positivo neste caso pois deixa a leitura menos cansativa. Em fim gostei do livro e recomendo:D
Além de ser leituras obrigatória para os vestibulares USP, UNICAMP, PUCSP, UNITAU e UEM/2016.

Quem quiser também pode conferir o filme ( que é bem fiel ao livro, tendo poucas diferenças):




---------------------------------------------//--------------------------------------------------
Quem aí já leu? Espero que vocês tenham gostado desse livro. #DesafioLiterário2016 #DesafioQueroLerMaisClássicos, #DesafioQueroLerMaisNacionais.

                                                             Um beijo , Carol Luca<3


Minhas redes sociais:
Twitter: @CarolLuca28
Intagram: carolluca_
Snapchat: carolluca
Facebook- página que administro : Amo Series
Facebook-Página do blog: Sonhos de Algodão
Facebook-Página Rotaract Club de Piumhi: Rotaract Piumhi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é reservado para você leitor, deixar sua opinião , suas ideias . :D