terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Música, "cores" e entretenimento: Criando Soluções Através de Um Problema

Ei, Dreamers, tudo bom com vocês? Comigo tá tudo bem! Então tá bem! rs
Tenho certeza que uma grande porcentagem que leu meu post da semana passada, ficou se perguntando o motivo de “Cores” no nome da Coluna.

Pois bem, trabalho como designer gráfico há 08 anos, uso cores para passar mensagens positivas, ou de vendas, ou com o intuito apenas de informar quase que a vida inteira (profissionalmente falando), mas falando em cores, não enxergo todas, a propósito, sou daltônico (por isso as aspas em “Cores” rs). É cômico, eu sei, rsrs, já me chamaram de Beethoven do Design (Beethoven era surdo quando compôs várias obras musicais.), Whatever!

Mas, não tô aqui hoje pra falar como paro no sinal “azul” e avanço no sinal verde, se enxergo preto e branco ou se já li “50 tons de cinza” (existe piadinhas piores, acredite kkkk), mas pra explicar o que é um Designer Gráfico; vai que alguém apaixone e queira exercer como aconteceu comigo. Bora lá…

Design, literalmente falando, é uma palavra da língua inglesa que tem um significado bem amplo, mas via de regra é usada para designar um “projeto” ou simplesmente “desenho”.
Curiosamente, cerca de 20 anos atrás todos os cursos de design no Brasil eram chamados de “desenho industrial” (o que já seria uma boa tradução).
Países de língua espanhola, por exemplo, ainda usam a palavra “diseño” quando tratam de design.

Mas que raios é o tal do design?

Definir design em palavras é uma tarefa complicada, justamente pelo fato de que ele se vale de todos os elementos tangíveis e sensoriais para se construir.
Quando falamos em design, estamos falando justamente de projetar, planejar e executar algo que tenha um apelo ou função sensorial.
Comumente, logo que pensamos em design, pensamos em imagens, cores e textos, ou seja, o que é ou pode ser visto, mas ele também pode usar os demais sentidos (olfato, audição e tato) para criar soluções.

Logo, design é: Criar soluções através de um problema ou necessidade.

Curioso isso, não é? Ainda mais para um Daltônico (Problema ou necessidade) que queria ser Design (Criar Soluções). Em outro post prometo postar sobre as soluções que achei para sanar minha limitação de enxergar cores.

Voltando, para um bom design, precisamos desenvolver uma linha de raciocínio acerca do “problema” que queremos resolver, desenvolver um conceito, pensar em todas as hipóteses e probabilidades antes de executar um trabalho.
Como já foi chamado de desenho industrial, uma parte muito importante do design é a sua reprodutibilidade.
Via de regra, esses projetos são feitos para serem produzidos em escala. Sendo assim, falhas precisam ser apontadas e corrigidas e é por isso que cada minúcia do projeto deve ser planejada, testada e avaliada.
O design é geralmente dividido em três grandes áreas de atuação:
  • Design de produto: projetos voltados para o desenvolvimento de objetos tridimensionais e funcionais (cadeiras, luminárias, armários, celulares, etc…)
  • Design gráfico: projetos com finalidades visuais, com o objetivo de informar.
  • Design de interiores: envolve projeto e planejamento, para otimizar espaços da melhor forma possível. Já foi chamado de decoração.
Eles, por sua vez, são divididos em mais incontáveis áreas.

Esse é o básico do básico, que aprendi durante todo esse tempo, espero que gostem, LEMBREM, interagir nunca é demais, deixe sua opinião nos comentários, Abraços! Fui! (mas volto pra ler)


---------------------------------------------------------------//--------------------------------------------------------------------------------

Brunão BlackMore



Redes Sociais do blog:
Twitter: @CarolLuca28
Intagram: carolluca_
Snapchat: carolluca
Facebook- página que administro : Amo Series
Facebook-Página do blog: Sonhos de Algodão

6 comentários:

  1. Que post incrível, ampliou muito, pra mim, o conceito de design. E fiquei super curiosa pelos proximos "capítulos " desse percurso de uma designer daltônica. Ansiosa pelos próximos posts.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Duane, que bom que curtiu, tentarei manter os posts semanais (toda terça-feira), beijão!

      Excluir
  2. Olá. Tudo bem? Uauuu, amei o post. E amei mais ainda você vencer esse obstáculo de ser daltônica pra fazer o que gosta. #aplausos. Meus parabens. É assim que se nasce os gênios, como Beethoven ou Einstein que também teve suas dificuldades quando era criança.
    Aguardo o post com você contando como venceu suas dificuldades.
    Sucesso com o blog.
    beijoooos da Ari.
    http://dicas-daari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariadna, que ótimo que amou o post, hehe, sim, nem preciso citar o Einstein, né? Quem sabe serei 1% desses mestres daqui alguns anos, uma p*ta honra hahaha! Sobre o próximo post, tentarei manter a frequência para toda semana (nas terça-feiras). Grande beijo e obrigado pelos elogios! ;D

      Excluir
  3. MUITO LEGAL O POST.MUITO BEM EXPLICADO <3 ACHAMOS ESSE TIPO DE ASSUNTO BASTANTE INTERESSANTE,MAIS COM SEU POST,PERCEBEMOS QUE NÃO SABÍAMOS MUITO A RESPEITO HAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que gostaram, heheh, tentarei postar toda terça-feira algo sobre, espero que acompanhem!

      Tenho certeza que irei aprender bastante com o Canal de vocês também, hehe, um grande beijo!

      Excluir

Este espaço é reservado para você leitor, deixar sua opinião , suas ideias . :D